Série 1987: 30º aniversário de lançamento da Fender® American Standard.

08/03/2017

1987 foi um ano mágico para a Fender®. Dentre os acontecimentos marcantes desse ano estão o lançamento de uma das mais icônicas, lendárias e tradicionais linhas de guitarras e contrabaixos da marca (American Standard), a criação de uma divisão premium de fabricação de instrumentos (Custom Shop) e a abertura de uma das fábricas mais conhecidas da Fender® (Fender Ensenada, México).

Pensando nisso, começamos hoje uma série de textos intitulada Série 1987, contando a história desses três acontecimentos na trajetória da Fender® e que completam 30 anos agora em 2017.

E o assunto inaugural da série é o aniversário de 30 anos de lançamento da linha Fender® American Standard.


American Standard (Foto: Reprodução)

Mas antes de falarmos sobre o lançamento da linha, é preciso voltar um pouco ao tempo para entender o motivo de sua criação.

A Fender® foi criada em 1946 por Leo Fender no sul da Califórnia. Seu primeiro lançamento, uma guitarra de corpo sólido em 1951 hoje conhecida por nós como a Telecaster® foi uma das responsáveis pela revolução musical na década de 50 (juntamente com a criação da Stratocaster® em 1954). Até hoje, a Fender® Stratocaster é a guitarra elétrica mais popular e influente de todos os tempos e guitarristas de todos os níveis e gêneros musicais continuam confiando em seu timbre, versatilidade e ergonomia.

Apesar de toda sua inovação e criatividade a frente de uma das maiores fabricantes de instrumentos musicais do mundo, Leo Fender vende a empresa para a CBS em 1965. Era o começo da "era CBS", como esse período é conhecido pelos entusiastas.

Durante a "era CBS" houve uma popularização dos instrumentos Fender® e eles puderam ser adquiridos por grande parte dos músicos da época. Mas como a empresa detentora da marca não tinha raízes no mercado de instrumentos musicais, a CBS teve dificuldades em entender e ajustar-se as necessidades do público.

Pensando em reinventar a Fender®, a CBS contratou em 1981 William "Bill" Shultz para ser o novo presidente da marca. Seu plano de negócios de cinco anos era baseado em aumentar a presença da Fender® no mercado, investimento em qualidade e imenso compromisso com pesquisa, inovação e desenvolvimento.

Quando a CBS, uma empresa de rádio e televisão, resolveu encerrar seus negócios em outros mercados - como o de instrumentos musicais - em 1985, Bill Shultz e um pequeno grupo de funcionários e investidores resolveram comprar a marca Fender®, salvando-a de um possível fim.

Surge então uma nova era, a de uma grande marca nas mãos de um pequeno grupo de pessoas determinadas a retomar a tradição de fazer instrumentos e amplificadores de qualidade: a Fender Musical Instruments Corporation (FMIC).

No começo, pela FMIC ter comprado somente a marca Fender®, não havia fábrica, funcionários e maquinário. Tanto é que os instrumentos da época de 1985/1986 foram produzidos no Japão por outros fornecedores. Até o final de 1986, não haviam instrumentos "Made in US" suficientes e disponíveis para atender sequer a demanda para o mercado americano.

Foi quando em 1987, após a abertura recente da primeira fábrica americana (Corona - Califonia), que a Fender® lançou a linha American Standard: responsável por retomar o orgulho, a história e o padrão americano, como o próprio nome, "american standard", diz.

Sob o slogan "Make History" (faça história, em tradução livre), a Fender® retomou sua tradição e características que definiriam o "padrão" americano: instrumentos feitos com madeiras selecionadas, acabamentos especiais e detalhes que fazem da linha American Standard® uma das mais cobiçadas até hoje.

Para complementar as informações dessa matéria, traduzimos um especial feito pela Fender® EUA que pode ser visto abaixo:

Se você ainda não teve a oportunidade de tocar em uma American Standard, confira abaixo os modelos disponíveis no Brasil a pronta-entrega:

Guitarras Fender® American Standard

 
 
 
 
 
 
 
 

Contrabaixos Fender® American Standard

 
 
 
 
 
 
 
 
   

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

Conheça a linha de amplificadores Mustang V2 Agora com novos presets!
12/04/2017

Slowhand: vida e obra de Eric Clapton!
30/03/2017

Confira os instrumentos Fender® usados no Lollapalooza 2017.
29/03/2017

Série 1987: 30 anos da fábrica da Fender® em Ensenada.
22/03/2017

Série 1987: 30º aniversário da divisão Fender® Custom Shop.
16/03/2017

+ notícias