Série 1987: 30º aniversário da divisão Fender® Custom Shop.

16/03/2017

Começamos na semana passada a Série 1987 que, em outras palavras, celebra três importantes marcos na história da Fender®: a criação da Fender® American Standard, a criação da divisão Fender® Custom Shop e a abertura da fábrica de Ensenada (México).

Pode parecer uma mera coincidência, mas o ano de 1987 foi importante para a história da marca por uma série de motivos: depois de 20 anos sob domínio do império midiático CBS, a Fender® foi comprada por um grupo de investidores e funcionários que desejavam renovar o espírito da marca fundada em 1946. E, para isso, uma série de mudanças foram implementadas.

Para saber mais sobre a primeira parte da história, onde falamos sobre a criação da linha American Standard, clique aqui.

Criação da divisão Fender® Custom Shop

Para contar a história da Fender® Custom Shop, baseamos esta matéria no livro The Dream Factory, escrito por Tom Wheeler e Billy F Gibbons em 2011. E aqui já vai um spoiler: fique conosco até o final da matéria porque teremos uma surpresa pra você!

A divisão Fender® Custom Shop nasceu da paixão pela fabricação artesanal e, principalmente, pelas inúmeras possibilidades que podem ser exploradas a partir de um único instrumento: um corpo de Stratocaster® com o headstock de uma Telecaster® e captação de uma JazzMaster®? Na Custom Shop isso é possível. E é por esse motivo que ela foi carinhosamente apelidada de The Dream Factory ("A Fábrica dos Sonhos", em tradução livre).

Foi Bill Shultz, CEO da Fender® pós-CBS, que insistiu que a marca olhasse além dos seus instrumentos tradicionais, que se recusasse a ficar somente no padrão, na tradição: que se reinventasse, que permitisse outras possibilidades, escolhas e que fizesse, definitivamente, a melhor ferramenta para os músicos de todo o mundo seguindo, assim, o padrão criado por Leo Fender nos meados dos anos 50.

"As pessoas riam quando eu dizia que ia abrir uma divisão custom. Mas a Fender® é um produto top de linha. Ela pode ser usada em qualquer lugar. Pode ser colecionável. Pode ser usada por um grande artista", afirmou Shultz tempos depois.


Um instrumento Fender® sendo lixado (Foto: Fender.com)

A divisão Custom Shop foi criada em 1987 dentro da recém-inaugurada fábrica americana da Fender®, numa operação composta de somente por dois funcionários: Michael Stevens e John Page que eram responsáveis por encomendas pontuais e reproduções especiais de modelos vintage de Fender®.

Um folder de 15 de Maio de 1987 escrito por Dan Smith foi a primeira aparição oficial da Fender® Custom Shop explicando o conceito da divisão: instrumentos feitos sob medida seguindo os padrões de qualidade e tradição da Fender® e customizados por Michael Stevens com a ajuda de seu assistente John Page.  A fundação da Custom Shop é creditada à Bill Shultz, Dan Smith, George Blanda, Bruce Bolen, John Page e Michael Stevens.


Michael Stevens e John Page, nos meses iniciais de criação da Custom Shop (Foto: JohnPageClassic.com)

Por ser um departamento recém-criado dentro de uma nova fábrica, muitos componentes dos primeiros instrumentos Custom Shop foram montados com componentes já existentes na fábrica. Alguns processos e acabamentos eram finalizados na Custom Shop - outros, na fábrica. A Custom Shop não era uma instituição separada da Fender®: era um processo fluido, que contava com a ajuda de muitos funcionários e processos padrão.

A criação da Custom Shop foi a retomada do espírito Fender® em sua melhor versão. Por isso o esforço dos builders em construir instrumentos baseados nas especificações técnicas da Fender® da era pré-CBS - enquanto a própria fábrica ainda não tinha recursos para isso - foi essencial para resgatar toda a história e legado da marca americana: a Fender®, oficialmente, tinha voltado.

O sucesso da Custom Shop foi tanto que depois de três meses de inauguração, a divisão já tinha cerca de 300 encomendas. Com isso, a equipe aumentou e passou a ser formada por J.W Black, George Blanda, Mark Kendrick, Fred Stuart, Alan Hamel e Gene Baker - junto com Michael Stevens e John Page. Este é o time que atualmente são lembrados e intitulados como o "founders design" da Custom Shop.

Unir a tradição da Fender® com as inúmeras possibilidades artísticas de um departamento com os melhores luthiers do mercado americano não poderia resultar em nada a não ser sucesso absoluto. A Custom Shop foi capa de revistas e jornais da época. O êxito era tanto que ninguém menos que Eric Clapton resolveu encomendar sua própria Custom Shop (e, curiosidade: o modelo Eric Clapton é uma opção contínua/de linha da divisão até hoje).


Eric Clapton (Foto: Reprodução)

Estava aí iniciada uma tradição que persiste até os dias atuais: guitarras custom produzidas sob medida para músicos como Clapton, Sting, Johnny Cash, Ritchie Sambora, Bob Dylan, Keith Richards, Dick Dale, Jeff Beck e David Gilmour para citar alguns exemplos de artistas que já tiveram suas guitarras fabricadas pela divisão Custom Shop da Fender®.

Por dentro da Custom Shop:


Parede de braços da Custom Shop (Foto: Fender.com)

Para dar conta de todas as demandas que, atualmente, partem de todos os cantos do mundo, a Custom Shop conta hoje com 9 master builders. Cada um deles possui inspiração e característica própria de construção e, por esse motivo, também têm clientes específicos. Você pode conhecer um pouco mais sobre os atuais master builders clicando aqui.

Até hoje a Custom Shop baseia toda sua produção nos princípios intitulados CARE, que reproduzimos aqui na íntegra:

CLIENTE - Nossa visão e declaração de missão destacam nosso desejo de criar um ambiente focado no cliente. Estamos aqui para fornecer atendimento ao cliente de classe mundial e para colocar as necessidades do cliente em primeiro lugar. Em tudo o que fazemos, nunca esquecemos que nossos clientes precisam que sejamos os especialistas que eles esperam que sejamos; E para servir as suas necessidades de uma forma educada, profissional e útil.

AÇÃO - Sabemos que nossos clientes estão entrando em contato conosco porque querem ação. Eles esperam que estejamos prontos, dispostos e capazes de resolver rapidamente seu problema, responder a suas perguntas ou fornecer outras formas de apoio. Nunca vamos fazer só pelo dinheiro, procrastinar ou produzir desculpas sem fundamento. Tomaremos as medidas necessárias para fornecer atendimento e suporte de alta qualidade aos usuários e clientes e nos esforçaremos para que sejam reconhecidos.

RESOLUÇÃO - Nosso objetivo é resolver problemas e fornecer soluções. Faremos tudo o que pudermos para resolver todos os problemas até que nossos clientes se sintam totalmente atendidos. Nosso compromisso é acompanhar, encaminhar e resolver problemas, não importa o quê.

EXCEDER EXPECTATIVAS - Nós nos esforçamos para fazer mais do que nossos clientes esperam e nós iremos além para apoiar e superar as necessidades dos nossos clientes. Ao colocar os nossos clientes em primeiro lugar e tomar medidas para resolver rapidamente problemas, vamos exceder as expectativas do nosso cliente todos os dias.


Fotos da divisão Custom Shop (Foto: Fender.com)

Para comemorar os 30 anos de criação da Custom Shop a Fender® disponibilizou um documentário de dez minutos contando um pouco sobre a história do departamento. Confira a seguir a versão em português:

A trajetória da Custom Shop é rica em detalhes e histórias - tanto é que toda essa essência foi concentrada em um livro que, inclusive, inspirou essa matéria. O The Dream Factory é mais do que um livro, é uma obra de arte! Recomendamos a leitura a todos que tiverem interesse na história da Fender®.

E por esse motivo, resolvemos presentear um fã brasileiro com um exemplar do The Dream Factory. Assim como qualquer Custom Shop, o livro que narra a história do departamento, também é limitado: foram feitas apenas 1500 cópias para todo o mundo. Já pensou ter um desses na sua coleção?

O sorteio será as 16h do dia 30/03 e você poderá se inscrever até as 15h do dia 30/03, para participar, basta seguir as instruções abaixo:

  • Ser um curtidor da Fender® Brasil.
  • Clicar em "Quero Participar” na aba “Promoções" na fan page do Facebook da Fender® Brasil.
  • Compartilhar publicamente o post da promoção.
  • Seguir o regulamento da promoção.

* O sorteio será realizado através do “Sorteie.me".

Participe, compartilhe e boa sorte!

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

As novidades que apresentamos em nosso estande na Expomusic 2017!
18/10/2017

Confira as novidades que estarão no estande da Fender® na Expomusic 2017.
02/10/2017

Conheça a série Fender® American Professional, as novidades e os modelos!
05/09/2017

Conheça os modelos da nova série Fender® Offset!
08/08/2017

Fender® Play: Toque sua primeira música em minutos!
11/07/2017

+ notícias