Série 1987: 30 anos da fábrica da Fender® em Ensenada.

22/03/2017

Para finalizar nosso especial sobre a importância do ano de 1987 na história da Fender®, não poderíamos deixar de citar a terceira criação que ajudou a revolucionar a trajetória da marca: a abertura de uma fábrica própria em Ensenada, no México.

Se você, amigo leitor, acompanhou desde o começo a nossa série especial de três matérias sobre o assunto, percebeu que as mudanças feitas há trinta anos atrás foram essenciais para o posicionamento da Fender® nos dias atuais: a criação de uma linha americana de instrumentos (American Standard), que resgatou o padrão de qualidade da marca; a criação de um departamento (Custom Shop) que elevou o conceito do fazer artesanal de um instrumento e a abertura de uma fábrica capaz de atender os anseios do público por um custo menor.

E é exatamente por esse motivo que a fábrica de Ensenada foi criada: para tornar a experiência de ser um cliente Fender® mais acessível para um número maior de pessoas, mantendo a qualidade e o padrão da marca.

Isso foi possível porque em 1987 houve um acordo entre Estados Unidos e México que facilitou as relações comerciais entre os países, tornando suas relações livre de impostos (NAFTA).

Naquela época, a Coreia do Sul era o maior exportador de instrumentos musicais de preços baixos e, ao invés de fabricar seus produtos sob terceirização, a Fender® resolveu investir em uma fábrica de produção exclusiva, que ficasse perto de sua fábrica americana (em Corona, Califórnia), para que a excelência de fabricação dos seus produtos permanecesse sob controle e inalterado.

A primeira Standard Stratocaster® mexicana foi produzida em 1989. Naquela época, os instrumentos eram iniciados na fábrica de Ensenada e montados na fábrica de Corona - já nos Estados Unidos. "A relação entre as fábricas éra única e fluida. Muitas coisas eram transferidas de uma para a outra e vice-versa. Podíamos, por exemplo, começar um produto na fábrica americana e, por alguma questão logística ou de manutenção, transferíamos a produção para o México", afirma Richard McDonald no livro The Stratocaster Chronicles. Atualmente, isso se dá essencialmente com os amplificadores made in Mexico, que recebem parte de seus componentes já montados na fábrica dos Estados Unidos.

Essa relação simbiótica entre as fábricas e as equipes de projeto da Fender® permite que a empresa faça lançamentos de novos produtos cuidadosamente executados em toda a família de marcas da empresa.

A fábrica atualmente conta com cerca de 850 funcionários alocados numa planta de mais de 280 mil m². Nesta fábrica são fabricados os baixos e guitarras das linhas:

Também no México, são produzidos os amplificadores da linhas:

Além das linhas citadas acima, na unidade de Ensenada - Mexico também são produzidos vários modelos das marcas Charvel®, Jackson® e EVH®, todos com madeiras americanas que são fornecidas pelo mesmo fornecedor da fábrica de Corona (USA).

Nossa equipe já fez uma visita à fabrica mexicana e nós registramos tudo em duas matérias. Essa visita inclusive rendeu um vídeo muito legal que fazemos questão de compartilhar novamente para quem ainda não viu ou para quem deseja curtir de novo:

VISITA FÁBRICA:

E coroando as comemorações de 30 anos referentes aos assuntos abordados nesse especial sobre a importância do ano de 1987 na história da Fender®, iniciamos uma promoção para presentear um fã brasileiro com um exemplar do The Dream Factory,  livro sobre a história da Fábrica da Fender® Custom Shop, com tiragem exclusiva e limitada em 1.500 exemplares:

O sorteio será as 16h do dia 30/03 e você poderá se inscrever até as 15h do dia 30/03, para participar, basta seguir as instruções abaixo:

  • Ser um curtidor da Fender® Brasil.
  • Clicar em "Quero Participar” na aba “Promoções" na fan page do Facebook da Fender® Brasil.
  • Compartilhar publicamente o post da promoção.
  • Seguir o regulamento da promoção.

* O sorteio será realizado através do “Sorteie.me".

Participe, compartilhe e boa sorte!

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.

Últimas Notícias:

Conheça a série Fender® American Professional, as novidades e os modelos!
05/09/2017

Conheça os modelos da nova série Fender® Offset!
08/08/2017

Fender® Play: Toque sua primeira música em minutos!
11/07/2017

Fender® IEM: por que usar? Conheça todos o modelos
28/06/2017

Fender® IEM: os monitores In-Ear profissionais e a sua importância.
20/06/2017

+ notícias